DEDICO O MEU BLOG À MINHA FAMÍLIA E AOS MEUS AMIGOS


DEIXEM O VOSSO COMENTÁRIO







Portugueses reclamam de escassez de recursos para conservação e restauro


Durante encontro internacional do ICOM em Portugal, diretor mostrou preocupação do setor diante da crise econômica que atinge o país

Os profissionais da área de conservação e restauro do patrimônio estão preocupados com a "escassez de recursos" nesta área, apesar de terem sido feitas "intervenções de grande nível" no país, sublinhou hoje Pedro Pedroso, da direção do ICOM Portugal.

O responsável falava na conferência de imprensa de apresentação dos três encontros realizados em Lisboa, entre 19 e 27 de setembro, com a presença de 1.500 profissionais de cem países, organizados pela representação nacional do ICOM, organismo internacional não governamental da área dos museus.

Questionado pela Lusa sobre as inquietações destes profissionais no contexto de crise em que o país vive, Pedro Pedroso, coordenador nacional da 16.ª Conferência Trienal do Comité para a Conservação do International Council of Museums (ICOM-CC), indicou que têm a ver sobretudo com "a escassez de recursos" e a "falta de trabalho" para os profissionais.

"Era importante que Portugal começasse a perceber que tem futuro, e que a cultura é a chave para resolver o problema da economia", sustentou.

Para Pedro Pedroso, que também pertence à Archeofactu, empresa da área da conservação e restauro, a situação "é o resultado de como o país define as suas políticas culturais".

"Nem sequer um por cento do Orçamento [do Estado] é aplicado na cultura, e a maior fatia é sobretudo em construção de obra. O que fica para o resto?", questionou.

No entanto, apontou as intervenções de conservação e restauro "de grande nível" que têm sido realizadas no país, nomeadamente das esculturas do Palácio Nacional de Queluz e no Museu de São Roque, em Lisboa.

Na capital portuguesa também se realizou a 11.ª Reunião Anual do UMAC, um comitê especializado do ICOM ligado ao património artístico e científico das universidades - entre 21 e 25 de setembro, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

Entre 26 e 27 de setembro, no Museu Oriente, também em Lisboa, foi a vez do 6.º Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa, promovido pelo ICOM Portugal, com o apoio do ICOM Brasil e a parceria da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da União das Cidades e Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Fundação Oriente (FO).

O tema central foi "Património Cultural e Identidade Cultural: O papel da Conservação", e os encontros tiveram organização conjunta do ICOM-Portugal, da Associação dos Restauradores de Portugal, da empresa Archeofactu, e apoio institucional do Instituto dos Museus e Conservação (IMC) e da Secretaria de Estado da Cultura.

Fonte: RTP


Publicado em: 27/09/2011